quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Kosovo Independente



O Kosovo é o mais recente país do Mundo, depois de se ter proclamado, unilateralmente, independente da Sérvia! Situação que já era de antever, dada a recente evolução histórica de desmembramento do grande território anteriormente unificado sob o governo do General Tito, mas que ainda assim deixa em alvoroço a comunidade diplomática internacional. E porquê? Não porque, este desmembramento, já não tirado a linhas de esquadro (como o feito em África) mas tirado sensivelmente das diferenças étnicas das populações, seja de todo indesejável ou potencialmente explosivo, mas pelo medo de que possam, as repercussões de tal ousadia, encontrar eco noutras sensibilidades nacionalistas!
Por cá o parlamento regional da Madeira, aproveitou logo para tentar atear o fogo independentista daquela região autónoma, e também por aí se vê o porquê da apreensão de Espanha em reconhecer a independência do Kosovo, pois isso seria arremessado como arma política pelos separatistas Bascos ou catalães, como tem vindo a ser; já a Rússia, vê-se porquê todas as reticências em relação ao permanente desmoronar dos seus países satélites, réstias do seu outrora império comunista, que agora gravitam cada vez mais em torno da União Europeia.
Agora há manifestações sérvias quase todos os dias, mas quem já passou por estes territórios, sabe que já há alguns anos o Kosovo era praticamente independente, com um estatuto muito peculiar e gerido na prática pelas forças da KFOR , o que aconteceu foi apenas o reconhecimento formal do estatuto, que a bem ou a mal, pelas piores ou melhores razões, adquiriu este território dos Balcãs!

Sem comentários: