sexta-feira, julho 04, 2008

"Simplex" vs, Notários

Agora os notários andam em polvorosa com o "simplex", com o "simplex" que é uma denominação demasiado sonante para algumas simplificações de embalagem que deixam por reformar questões de fundo, se bem que, verdade seja dita, nos últimos anos muito foi feito para poupar tempo precioso desperdiçado em burocracias e mesquinhices estatais!
Não quero dar razão aos notários, que muito dinheiro cobram, e cobraram ao longo dos anos por fazerem muito pouco em prol dos portugueses (valendo-se da sua exclusividade na "venda" sua pública), nem quero dar razão ao estado que não se pode vangloriar do que já fez, quando foi durante muito tempo indigente, fez pouco, e deixou muito por fazer....
Vou contar-vos um pequeno episódio, que mostra o paradoxo desta desavença entre estes burocratas que vivem da burocracia (notários) e as quase-reformas do governo (simplex):

Preciso de uma fotocópia autenticada (notem bem, fotocópia do original) de um certificado de um curso de língua inglesa, escrito nessa língua e passado por uma Universidade britânica, ara entregar na Universidade. Quando peço isto a uma Sra, ao fim de vinte minutos volta ela, parecendo muito atarefada e cansada e diz-me: O Sr. não pode tirar uma fotocópia autenticada disto! Tem que me trazer uma tradução oficial primeiro... Ah! E custa 17 euros a fotocópia... Seguinte! Ora bem, nem tal coisa faz sentido, visto que quero uma fotocópia autenticada é do original, não da tradução, nem se vê porque tal tradução seja requisito necessário da primeira!
Afinal o "simplex" não é bem "simplex"!!!

1 comentário:

Thomaz Vaz disse...

Quero pedir aos nossos leitores desculpa para a inactividade do blog. Mas vou tentar dinamizá-lo mais, dentro da disponibilidade de tempo que agora tenho...