segunda-feira, dezembro 03, 2007

Nunca mais..

Ultimamente tenho estudado e pesquisado bastante sobre a epóca em que Hitler subiu ao poder e as fases do anti-semitismo por ele conduzido. São inacreditavelmente chocantes os relatos do dia-a-dia sofrido nos campos de concentração em cujas portas se lê ironicamente «Arbeit Macht Frei»- "O trabalho liberta". Não posso deixar de aqui escrever umas palavras que me assaltam quando confrontada com tamanho horror:
Que nunca mais um país deixe subir ao poder um tamanho assassino como Hitler.
Que nunca mais um povo compactue atráves do silêncio com a morte de 6 milhões dos seus vizinhos, familiares ou companheiros de brincadeiras dos seus filhos.
Que nunca mais os restantes países da Europa assistam impavidos e serenos.
Que nunca mais a humanidade deixe tal genocídio acontecer.

7 comentários:

Thomaz Vaz disse...

Tudo muito verdade e muito bem...Mas e o Estaline??? É que parece que às vezes, na História, que é sempre a dos vencedores, se tentam apagar certos factos da memória colectiva e sobrevalorizar outros!

Anónimo disse...

lol ó mariana, por acaso o genocidio nao se deu durante a segunda guerra mundial? como é que querias que os outros países impedissem o genocidio quando nem sequer conseguiam entrar na alemanha? os outros países estavam algo ocupados a combater pelos seus proprios territorios ou ideais, e uma guerra da dimensao da supracitada nao é coisa para durar pouco tempo, pelo menos o tempo suficiente para os aliados chegarem aos campos de concentraçao a tempo de prevenirem o genocidio de 6 milhoes de judeus... pensa lá nisso sff. ah e quanto ao hitler subir ao poder, o que é que tu farias como cidadã se o teu país estivesse na miséria economica e social, e aparecesse um homem carismatico o suficiente para levantar a moral de uma naçao inteira e dar-lhe força de vontade para se reconstruir? eu cá por mim votava nele e elegia-o logo, antes isso do que morrer. o povo alemão só ficou "calado" porque era manipulado pela propaganda e autoridade de hitler, e mesmo assim muitos alemães estavam a 100% com o seu líder, mesmo com as atrocidades que aconteciam.
portanto, para concluir, é praticamente impossivel prevenir homens como hitler de subirem ao poder e cometerem crimes, até porque hoje em dia a manipulaçao entre países é mais que muita, ha sempre intresses na mistura.

Anónimo disse...

concordo com o anonimo

Anónimo disse...

veja-se o caso de chavez

Mariana Mar disse...

Embora tenha ocorrido simultaneamente à II Guerra Mundial, por acaso o genocídio foi apenas a última fase do barbaro anti-semitismo conduzido por Hitler e não o início..
Não sou hipocrita ao ponto de dizer que não votaria nele mas podes ter a certeza que seria a primeira a opo-lo depois das suas atrocidades, mesmo que para isso fosse morta. Porque eu defendo com o mesmo fervor dos autoritaristas a liberdade e igualdade, porque não estamos a falar de coisas ou animais que não foram socorridas e pior foram ignoradas, mas sim pessoas com família e amigos como eu e tu; porque se calhar se fosse o teu melhor amigo a ser chacinado porque teve um bisavo judeu ja não falavas com tanta indiferença; e porque mentalidades tão pacatas e resignadas que admitem a existência de um outro Hitler é que dão terreno a estes monstros para crescerem

Anónimo disse...

Ainda há "hitlers" neste mundo mariana

Anónimo disse...

gosto muito dos teus posts, mas desta vez perdeste mariana