quarta-feira, agosto 27, 2008

Autênticos atletas

Todos os dias andamos de carro, de mota ou num passeio. E todos os dias, em casa ou na rua, somos expostos a situações que num segundo podem mudar as nossas vidas. Num piscar de olhos qualquer pessoa pode ficar 'presa' a uma cadeira de rodas e ficar, total ou parcialmente dependente, de outros.
A primeira concepção errada é que acontece só aos outros. É mentira. Não acontece só aos bêbados ou aos irresponsáveis, acontece as pessoas normais que se limitaram a atravessar uma passadeira.
A vida de um tetra ou paraplégico é tudo menos fácil: cada acção natural para nós apresentasse-lhes como um desafio, mais um obstáculo a superar no caminho para atingir a maior independência possível e voltar a ser só uma pessoa ‘normal‘.
Infelizmente a nossa sociedade insiste em fechar os olhos a estas realidades e muito pouco é feito para facilitar estas vidas. Não há a preocupação de adaptar o nosso mundo as dificuldades deles: os espaços públicos continuam maioritariamente sem acessos a cadeiras de rodas, os carros adaptados são demasiado caros, as rampas e elevadores em centros comerciais escassos..
Mais uma das vitorias esquecidas destas pessoas são os jogos palimpicos a quem ninguém presta muita atenção. Mas estes atletas tem muitas mais dificuldades e por isso são mais esforçados, empenhados, lutadores e sempre vencedores nem que seja dos desafios da sua inibidora condição física.
Não se esqueçam deles.

Sem comentários: