quinta-feira, agosto 21, 2008

Jogos Olímpicos


Nelson Évora salva a reputação de Portugal em Pequim!!! Depois de uma prestação algo duvidosa dos atletas olímpicos nacionais, Nélson Évora atingiu agora os píncaros de uma carreira no atletismo.

Vanessa Fernandes falhou o ouro e ficou num honroso segundo lugar, lugar que mesmo assim está abaixo das suas potencialidades, mas acima de tudo teve a coragem de pôr em evidência as motivações (ou falta delas) dos atletas portugueses durante os jogos. Na vela também ficámos muito aquem das expectativas, mas um dos velejadores nacionais teve a decência de pedir desculpas à Nação e de afirmar convictamente que quando competia era para ganhar, subir ao pódio e ouvir o hino nacional. Já nas outras modalidades, a desilusão foi geral e a falta de empenho foi evidente...

Mais uma vez, no mundo da alta competição (tal como aconteceu no europeu de futebol) ficou evidente que faz falta uma política concertada no desporto, ambição nos atletas, política de fomento da sua prática, promoção das vitórias e rejeição das derrotas!

Tem de acabar o espírito tão evidente em frases, muitas vezes proferidas por atletas olímpicos ou de alta competição, como:

"Já foi bom um segundo lugar..."

"O importante é participar!"

"Fizémos tudo o que podíamos, mas era impossível ganhar."
Os derrotados têm de ser tratados como tal, porque o louro e um lugar na HISTÓRIA estam reservados para os vitoriosos! A recompensa não está no dinheiro mas na honra!

Sem comentários: