domingo, abril 08, 2007

O Zahir, Paulo Coelho

«Mas se pudesse escolher uma frase? (referindo-se à lápide) Então pediria que ali fosse gravado:
"Ele morreu enquanto estava vivo"
Podia parecer um contra-senso, mas conhecia muitas pessoas que deixaram de viver, embora continuassem a trabalhar, a comer e a frequentar as suas actividades sociais de sempre. Faziam tudo de uma maneira automática, sem compreender o momento mágico que cada dia traz em si, sem parar para pensar no milagre da vida, sem entender que o próximo minuto pode ser o seu último na face deste planeta.
(...) e se eu tivesse que morrer hoje, apesar de tudo o que tinha acontecido na minha vida, apesar das minhas derrotas, do desaparecimento da mulher que amava, das injustiças que sofrera ou fizera alguém sofrer, eu permanecera vivo até ao último minuto, e com toda a certeza podia afirmar:
"O meu dia foi bom, a noite pode descer"»

«Quando partires, em direcção a Ítaca,que a tua jornada seja longarepleta de aventuras, plena de conhecimento.
(…)Não esperes que Ítaca te dê mais riquezas.Ítaca já te deu uma bela viagem;sem Ítaca, jamais terias partido.Ela já te deu tudo, e nada mais te pode dar.
Se, no final, achares que Ítaca é pobre,não penses que ela te enganou.Porque te tornaste um sábio, viveste uma vida intensa,e este é o significado de Ítaca.»

Breve nota: O primeiro excerto e de uma versão brasileira que adaptei o melhor que pude peço porém desculpa se não corresponder exactamente à versão portuguesa.

2 comentários:

Thomaz Vaz disse...

Pessoalmente não gosto muito de Paulo coelho. Para ser sincero, não gosto nada! Talvez tenha uma aversão às "modernadas" portuguesas que por aí andam, ou ao lixo que se lê na praia e paragens de autocarros, ou então, acho mesmo que gosto do meu bom e velho português...

Mariana Mar disse...

Se o colega ler com mais atenção o meu texto reparará que não faço qualquer comentário nem dou qualquer opinião quer sobre o livro quer sobre o seu autor.
São apenas passagens, excertos de que gostei e devem ser entendidos só e apenas como isso