Nada me irrita mais, nada é para mim alvo de uma tão grande repulsa, mesmo neste mundo moderno onde ele é ou deveria ser quase constante, que a deturpação da nossa linguagem. Por vezes, uma palavra mal empregue, uma frase sem sentido ou uma falha ortográfica, causam-me mais confusão ou até pena, do que ver a decadência para que caminha a nossa civilização ocidental.
Talvez uma seja consequência, ou esteja na origem da outra...
As abreviaturas sem sentido, as letras que se trocam sem qualquer lógica ou sentido, na linguagem não só oral como já também na escrita, o uso de estrangeirismos desnecessários, simplificações aparentes, ou oralidades incorrectas, causam em mim grande consternação. afinal, a língua é parte integrante da cultura, expressão máxima da História, condicionalismos e especificidades de um povo. A língua portuguesa, é na verdade, o nosso Império que está por assegurar e que temos a todo custo de preservar, promovendo a divulgação da nossa língua na sua pureza e beleza complexa e sublime, lutando pela pela sua enorme riqueza e acima de tudo, combatendo todos os maus usos, todos aqueles que menosprezam e denegam o lugar cimeiro dos múltiplos elementos de que é feita a nossa identidade.
Por mim, vou continuar a escrever como sempre o fiz, preservando a complexa riqueza da nossa língua, pois é nela que radica a sua magnificência, como forma de expressão última! Só espero, que tenham o bom censo de nunca chegar a aplicar um acordo (seria o sinal claro da nossa decadência consciente como cultura), só alcançado para agradar aos brasileiros, que são os únicos P.A.L.O.P.'s que insistem na sua versão deturpada do português, como se já não bastasse as concessões que se fazem a esta gente no âmbito da selecção nacional de futebol...
Alguns exemplos do dito "português":
Acto - Ato (igual à 1ª pessoa do singular, no presente, do verbo atar)
Húmido - úmido
Acção - Ação
Baptismo - Batismo
vêem - veem
extra-escolar - extraescolar
Se não fosse tão triste, dava vontade de rir...
sábado, janeiro 19, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
este blog tem andando muito actualizado...
Enviar um comentário