domingo, novembro 12, 2006

Parkour


Não sabem o que é Parkour ou Free Running? Eu também não sabia. Mas de certeza que já viram o video clip da Madonna, do seu single Jump... As acrobacias que aí se fazem, não são feitas através de montagens ou efeitos especiais, são imagens reais, e os que as fazem são conhecidos praticantes de Parkour (traceurs).
Em que consiste o Parkour? Simplesmente, no desporto radical mais impressionante e surpreendente, actualmente praticado; nasceu nos subúrbios de Paris em Lisses, à cerca de dez anos, fruto de brincadeiras e jogos de crianças agéis e dotadas. Sebastien Foucan e David Belle são considerados, os seus co-fundadores. As coisas que estes atletas fazem, de uma maneira surrealmente bela e fluída, são deveras impressionantes. O objectivo deste desporto, e também filosofia de vida, é utilizar os obstáculos para fluir de uma maneira criativa e com estilo, de forma contínua, pelo ambiente que nos rodeia. Não há sítios inacessíveis, numa actividade que usa os obstáculos, para se chegar onde se quer- mas sempre com naturalidade, numa simplicidade artística de movimentos executados sem aparentemente, nenhum esforço.
Sebastien Foucan disse uma vez: "O Parkour sempre existiu, o Parkour sempre esteve presente na condição humana, apenas não tinha um nome." Tinha razão, está na nossa natureza a originalidade e criatividade, aliadas à procura da superação de desafios com estilo e graça.
Cada vez com mais adeptos, normalmente ligado à cultura urbana, o Parkour é um desporto em clara ascenssão. Vale a pena conhecer melhor (www.Parkour.com), e ficar maravilhado com as coisas assustadoramente impressionantes, que demostram as potencialidades do corpo humano ligadas à expressão artística, e à criação espontânea de um bailado muito radical.

Sem comentários: