quarta-feira, abril 18, 2007

"Canto por el día, y en mañanas da alegría"



Quero falar-vos hoje, de uma das muito boas recordações que trouxe de Espanha. Este grupo de jovens músicos da Andaluzia, mais propriamente de Málaga, é um reflexo da sua terra. Uma mistura de tradição e inovação, uma mistura de modernidade e simplicidade, uma junção do que de melhor tem o quente e sentido flamenco com a cristalina sonoridade da música electrónica. Até que enfim, vemos as novas tecnologias neste ramo a mostrar o seu verdadeiro e muitas vezes subaproveitado potencial!

Mais do que tudo o que vos poderia dizer sobre este grupo, mais do que tudo o que vocês possam ler ou ouvir falar, posso contar-vos isto: Ouvir Chambao, é como se estivéssemos a ouvir, e mais do que isso a sentir, um puro sentimento que se desenrola à nossa frente, dentro da nossa alma, um sentimento alheio que se vai entrecruzando com os nossos próprios sentimentos, com esta mixórdia de sensações e momentos que a cada segundo nos percorre o espírito. Chambao é isso. Apenas isso. E só isso é enorme!

Para ouvirmos verdadeiramente Chambao, para compreendermos tudo o que a sua música nos quer transmitir, pois não são apenas acordes ou vozes que se desprendem das colunas de som, mas também pensamentos e sentimentos que flúem no ar e dentro de nós, temos de nos deixar levar pelas nossas sensações (como eles dizem: “Dejate llevar, por las sensaciones/Que no ocupen en tu via, malas pasiones”).

A sua discografia resume-se a três álbuns – Flamenco chill, Endorfinas en la mente, e Pokito a Pokito. Todos excelentes. E como vocês vão descobrir, a cada nova música, absolutamente surpreendentes como se de outra banda se trata-se, como se explorassem outro género musical, mas atrevo-me a dizer que o que exploram não é um novo género mas sim um novo mundo mergulhado em incontáveis sentimentos fluidos.

Toda a sensualidade e paixão do Flamenco (cantado pela agradável e cheia de “salero” Mari), aliada ao bom gosto usado na harmoniosa música electrónica tornam este conjunto num conjunto a seguir, ou descobrir! Uma das minhas músicas preferidas é "Ahí estas tu", podem começar por aí.

www.chambao.es

1 comentário:

Anónimo disse...

Me dao cuenta
de lo poco que soy

Se reparten mi ser
aquel que solo piensa que sera algun dia

Que el presente es
el medio pa lo que quiere alcanzar algun dia

Hay otro que solo piensa en el pasado
por que le encanta recordar
ya sean penas o alegrias
lo que daria por cambiar lo que es,
donde esta...

La esencia esta dentro,
como lo siento,
el tiempo esta fuera

escucho sonidos,
silencio bajo el sonido
observo el ritmo que mi respiracion lleva
como fluye dentro y fuera