terça-feira, outubro 16, 2007

Basílica da Santissíma Trindade



Foi inaugurada na passada sexta-feira, a nova Basílica Da Santíssima Trindade, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima! Esta nova Basílica, uma das maiores do mundo construída, com o dinheiro doado pelos fiéis, destina-se a acolher o número crescente de fiéis e peregrinos que visitam o maior santuário cristão da actualidade.
promovendo um debate pouco interessante, onde apenas um dos intervenientes - O Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa se destacou pelo interesse e inteligência que transpareciam do seu discurso. Não vou portanto dar voz às pseudo-polémicas mesquinhamente transmitidas, pelos canais de televisão sobre a arquitectura da Basílica ou sobre o atraso ridículo de uma hora na sua inauguração! O que realmente interessa reter das celebrações do 13 de Outub E aqui é, onde me separo dos meios de comunicação social, cuja divulgação deste facto foi quase nula, com a excepção da RTP1. E mesmo esta, fazendo mal a cobertura deste acontecimento histórico, ignorando as verdadeiras questões ero, é a mensagem do enviado pontifício do Vaticano, recordando hoje e sempre a importância de Fátima e a mensagem das aparições e da visita de Nossa Senhora a três humildes pastorinhos. Relembrar a mensagem de Fátima, uma mensagem de paz e redescoberta da espiritualidade perdidas na sociedade moderna do homem consumista nunca é demais; relembrar isso e a intercessão da Virgem por Portugal, pela Rússia e pelo Mundo também nunca é demais...
Mas mais importante que isso tudo, é escutar-mos, como nos disse o sacerdote que presidiu às celebrações, a exultação que nos é exigida por Deus e pela sua palavra, para que todos os dias, no nosso dia-a-dia, vivamos de acordo com a sua vontade; para que nos revolte, tudo aquilo que está mal no mundo! Que não nos resignemos! Que não nos calemos! Que não deixemos que nada nos pare, nem os nossos governos. E foi a esta mensagem de revolta, contra a estagnação e contra a degradação dos valores e da sociedade que nos transmitiram, e que muitos tentaram esconder ou esquecer, que deve ser posta incessantemente em prática para que o mundo mude realmente!
De resto insulto também, a que visitem este magnífico santuário dedicado à Rainha de Portugal , para que sintam também o que sinto (e que é sempre único e inexplicável) de cada vez que lá vou...

2 comentários:

Ze do Telhado disse...

Bravo! Excelente comment. É incrivel ao laicismo coercivo deste pseudo Estado de direito. Escrevi Direito com letra minúscula propositadamente.

Queria deixar um grande abraço ao meu amigo autor do texto.

Continuação de bom trabalho.
Não baixar os braços, palavra de ordem!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tendo como pretexto este post, gostava de saber a opinião dos autores do blog sobre o encontro dos bispos portugueses com o Papa e, se se pode esperar algo novo desse encontro. Gostava também de saber como analisam e qual a vossa opinião sobre o papel da Igreja Católica em Portugal desde a separação ocorrida na revolução liberal até hoje.