quinta-feira, outubro 18, 2007

Tratado de Lisboa




Ontem, ou hoje, realizou-se a famosa reunião dos chefes de estado europeus, em Lisboa! Neste encontro, além de outras matérias, foi discutido e aprovado o novo tratado europeu, que será assinado dia 13 de Dezembro no Mosteiro dos Jerónimos; este tratado, não é mais do que a nova constituição europeia que foi chumbada em referendo em França e na Holanda, com uma forma diferente, um nome diferente, e uma organização propositadamente confusa sob a forma de alterações aos artigos do tratado ainda em vigor. Desta forma os chefes de estado europeus conseguiram enganar os seus povos, e pretendendo fazer passar este novo tratado por uma mera alteração sem importância, evitar a realização das consultas populares potencialmente prejudiciais à sua aprovação. Mas José Sócrates foi mais longe, neste circo de políticos! José Sócrates fez anunciar anteontem nos meios de comunicação social, o novo plano europeu de apoio económico ao desenvolvimento português. Com que objectivo? Acho que será escusado responder, até pelo que já escrevi aqui.
Mas Sr. Primeiro-Ministro, isto pergunto-lhe eu e todo o povo português: Em que iniciativas vão ser aplicados os dez milhões de euros por dia até 2010? O que vai tentar desenvolver com o último empurrão dado ao nosso país, para que não se desintegres até da cauda da Europa???
Pelo que tenho visto nos jornais, vossa excelência tem e planeia gastar essa soma astronómica a saldar as contas dos Hospitais S.A., a tapar os buracos do Orçamento de Estado, a comprar sistemas mais que falíveis de controlo biométrico das presenças dos funcionários do serviço nacional de saúde, ou até a equipar com quadros tecnológicos as escolas desse país fora... Pergunto-lhe eu: Qual é o problema dos velhos quadros de argila? Será que um quadro digital resolve todos os problemas do nosso ensino? Porque não se controla as presenças através do velhinho livro de ponto? Não é ele menos sujeito a burlas e mais barato???
De uma vez por todas, pare-se com o desperdício de dinheiro, deixe-se de demagogias e reformas superficiais que pouco ou nada mudam e faça-se verdadeiras revoluções urgentes em todos os sectores de Estado!

3 comentários:

Anónimo disse...

Sócrates a somar pontos com o falso mérito oportunista que de há uns anos para cá tem tão bem habituado o povo português.(infelizmente)

Thomaz Vaz disse...

Já alguém reparou, que naqueles discursos de meia hora, aquilo tudo bem espremido resume-se a - Nada! Meia dúzia de generalidades e banalidades decoradas...

Ze do Telhado disse...

"porreiro pá" - diz ´Sócras´ ao seu amigo Barroso. Que bonito que é este tratado, que se lixe Portugal, eu quero é ficar na história.
Palavra de ´Socras´.

"Mamen" (portugueses)