Aconselho vivamente duas exposições que se encontram no Centro Cultural de Belém, até ao dia 25 do corrente mês, da autoria de Nuno Cera e Candida Höfer.
A primeira, entitulada Fantasmas, de caracter fortemente subjectivo, recorre não só a fotografia mas também ao desenho e vídeo para tratar o tema; tema esse que não é seres de existência duvidosa mas sim sentimentos ou sensações que apesar de não ser visualmente visiveis são como que mentalmente visiveis ou dedutivas. Tem como principal característica o contraste entre o claro e o escuro ou mesmo a visão do autor e a realidade recorrendo ao tempo, luz ou sua ausência, repetição, metafóras visuais,..
As imagens acima são representativas do seu trabalho, neste caso o "fantasma" é de uma pessoa que acabou de abandonar o local de trabalho ou a residência precária mas outras há em que é um incêndio que acabou de vestir de preto uma floresta queimada ou a continuação de um corredor que nos parece infinito.
A segunda exposição traz ao nosso país uma fotógrafa de renome internacional com o objectivo de retratar os mais belos cenários e monumentos públicos e privados que possuímos desde a Biblioteca Joanina ao Mosteiro dos Jerónimos, a artista empenhando apenas uma câmara concede uma inimaginável luminosidade a estas belezas que fazem parte do nosso quotidiano mas parecemos ver pela primeira vez. Corre que, depois de terminado o trabalho, a artista se confessou rendida a beleza do nosso país e foi exactamente assim que me senti finda a visualização desta magnífica exposição.
Resumindo, recomendo a todos os que puderem, que aproveitem estas iniciativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário