segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A Senhora Drª Manuela Ferreira Leite



Isto é uma Senhora. A sua entrevista na Sic Noticias demonstrou todo o gabarito, toda a educação, toda a inteligência da nossa ex-Dama-de-ferro das finanças, uma das nossas governantes mais mal compreendidas e difamadas, sem razão, de sempre. As suas palavras tocaram-me profundamente e quando me apercebi de toda a coerência lógica e sensível do seu discurso, vi realmente o que Portugal perdeu ao não ter esta Sr.ª à frente dos destinos deste país.
O Engenheiro Sócrates voltou muito chateado lá da China, onde o seu governo cometeu mais uma das suas muitas “gaffes”, voltou chateado e preocupado… Com o quê? Com a possibilidade do não ganhar! Isto é óbvio e está ao alcance de todos. Foi por isso que afirmou que se o Não ganhar não muda nem um “centímetro” na lei actual, rejeitando assim as propostas de inúmeros defensores do não (incluindo algumas ilustres deputadas socialistas), no sentido de legislar a suspensão de pena para as praticantes de aborto. Como diz, simplesmente a Senhora, se ele se preocupa mesmo com as mulheres, se realmente quer descriminalizar e não liberalizar, porque se para um jurista há diferença também para um cidadão particular a há, pois uma implica uma despenalização ou uma revogação da pena associada à infracção, outra implica um banalizar completo de uma actividade por si mesmo errada (como até os activistas do Sim o admitem), porque não está disposto a ouvir estas propostas de bom senso e razão??? Porque o que o PS quer, não é a descriminalização é a liberalização. E a tão usada bandeira de campanha, o mais que ouvido argumento da prisão das mulheres e da humilhação a que estão sujeitas, longe de ser uma questão inultrapassável em face da lei actual como o Engenheiro e os seus apoiantes dão a entender, revela-se cada vez mais como uma questão acessória e facilmente resolúvel (como aliás o explicam, conceituadíssimos penalistas). E isto, minhas Senhoras e meus Senhores, assusta profundamente o nosso Primeiro-Ministro. O seu cavalo de batalha, está-se a esfumar no ar…
Diz esta minha Senhora que o que está em causa é uma questão de consciência, uma questão moral, uma questão de valores (O DIREITO À VIDA DE UM SER INOCENTE), e que se assim não for, se a sociedade abdicar destes valores que a regem e que a mantêm coesa, então nenhuma das outras discussões que o nosso país precisa, nenhum dos outros assuntos a precisar de resolução urgente, valerá a pena.
Como relembra igualmente, a solução não é dar lugar ao aborto indiscriminado, ao aborto sem apresentação de razões sólidas e válidas, a solução é apoios sociais, como os que têm sido esquecidos de dar a instituições como a Ajuda de Berço e Ajuda de Mãe que já criaram mais de 80.000 crianças, ou sejas, salvaram mais de 80.000 vidas humanas. Isto sim é escandaloso, isto sim é vergonhoso, a falta de apoio que estes pilares do nosso apoio social privados têm em Portugal!!!
Parafraseando A Senhora: “ O aborto clandestino vai continuar a existir, seja após as dez semanas seja antes, a pena de prisão vai continuar a ser aplicável apões esse período, e quem aborta clandestinamente vai continuar a abortar… Pois a miúda de doze anos vai abortar num hospital para os pais saberem, ou irá abortar clandestinamente???”
A triste ironia, é que com o Sim é que continua tudo na mesma.
Onde está a hipocrisia?

Sem comentários: