Foi aprovado sob a forma de decreto-lei a concessão, à (a privatizar) empresa Estradas de Portugal a Rede de Estradas Nacional até ao fim de 2099. Não vou falar sobre esta concessão com um prazo quase ad eternum, até porque muitos parlamentares e não só já se pronunciaram, e demais, sobre isso; até porque a minha crítica seria apenas de um perspectiva economicista, pois qualquer pessoa percebe que deste negócio além do inevitável prejuízo que causa ao Estado com a certa e futura valorização da rede, estrangula obviamente a concorrência.
Deste acontecimento prefiro focar, a possibilidade consagrada de se criarem portagens fora das auto-estradas. Meus amigos, vocês foram o povo que (não há muitos anos) derrubou um governo com buzinões e manifestações por causa de um aumento de uma portagem. Agora Sócrates e os seus lacaios, os mesmos que prometeram não acabar com as "Scuts", estão pouco a pouco a acabar com qualquer auto-estrada sem portagens, deixam a BRISA aumentar indiscriminadamente quase todos os anos os preços das auto-estradas sem que se note melhorias nas infra-estruturas (a A1 é um escandalo e um exemplo acabado disso, desde que eu me lembro em permanentes obras e com má circulação, mas cara no limite do roubo à descarada) e instauram portagens cara como a da Ponte Vasco da gama. Até chegam ao ponto de admitir portagens, noutras vias que não auto-estradas! Queres ver que um dia acordamos, e para fazer a nacional de Oliveira do Hospital precisamos de desembolsar uns euros?!
E o que mais me impressiona é que ninguém faz nada, ninguém se revolta... Parece que anda tudo adormecido.
Os meios de comunicação estão assim:
E vocês continuam a dormir!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Parece que a proposta foi amenizada em Conselho de Ministros, contudo deixo o post para que possam pensar se este negócio, ainda assim é útil para o país, e como este, os outros que este governo pratica todos os dias...
estas cores novas sao um bocado pirosas, oh thomaz..
pois, concordo..
Criticar é fácil... e sugestões então?
ora um cor de rosinha, fica bem melhor
Como estava antes era bem melhor
Enviar um comentário