A pior Ministra da Educação que alguma vez tivémos, o que é dizer muita coisa visto que nenhuma pessoa que alguma vez ocupou esse cargo (desde talvez, José Hermano Saraiva) se destacou especialmente pelo trabalho que desenvolveu, resolveu extender aos alunos do Secundário a falta de tabalho e dedicação, com que leva a sua vida à frente do Ministério.
Muio se fala acerca do novo Estatuto do aluno, muito se diz mal, mas muito poucas responsabilidades se exigem a quem apresentou uma proposta tão disparatada - O Governo e em especial a Ministra Maria de Lurdes Ferreira. É verdade que, eu só acredito quando vir o projecto-lei final, a Srª. Ministra já voltou atrás nas suas intenções ao dizer que afinal ainda se vai poder chumbar por faltas, mas isso bão nos deve levar a escamotear o facto flagrante no nosso sistema de educação, e que se evidenciará ainda mais quando o novo Estatuto entrar em vigor, de que se vive uma cultura de facilitísmos, de desculpação e de tolerância para com o absentismo, para com o fraco empenhamento, e fraca qualidade produzida nas nosssas escolas, e na nossa sociedade em geral!
Mas sob pena de se comprometer irremediavelmente o futuro, pois nenhuma sociedade pode evoluir se a educação dos seus cidadãos não se mostrar à altura, este estado de coisas tem de acabar! Todos sabemos que, desde alguns largos anos, já é difícil um aluno chumbar antes de cumprida a escolaridade obrigatória, havendo consecutivas passagens "administrativas" de alunos para facilitar aquele "aproveitamento escolar" e "aquele sucesso do combate ao abandono escolar" que só interessa aos relações públicas e aos acessores do Ministério; mas parece, que essa cultura da mediocridade não é suficiente para a Ministra. Ela quer levar as coisas um passo mais longe. Quer, com o novo Estatuto, dificultar as reprovações [ou chumbos como eu não tenho receio de dizer - o tempo para contemporizar com os supostos traumas psicológicos (que alimentam tantos psicólogos e entes que tais) dos alunos já acabou] ainda mais. Tornará essa tarefa tão difícil e tão burocratizada, que haverá imensos professores, que como todos sabemos não são, na grande maioria dos casos infelizmente, os mais qualificados e motivados para o exercício dessa vocação (para muitos é só um substituto temporário do subsídio do desemprego - Há que dizer as verdades!), não terão para ter maçadas e preferirão passar aqueles alunos, que seriam num sistema minimamente exigente liminarmente reprovado.
Será que o que o Estado pretende fazer, é inundar o mercado de trabalho com pessoas com qualificações irrisórias e "diplomas só no papel"??? Com canudos que nada valem, e com sujeitos que nem o próprio nome sabem escrever sem erros e se enganam no mais simples dos cálculos??? É nisso que consiste o programa novas oportunidades e as reformas prometidas na educação? Meus amigos, dantes acabar a nona classe era sinónimo de alguma coisa, era sinónimo de algum conhecimento e cultura geral, pelo menos o que se sabia, sabia-se para toda a vida e sabia-se bem! Hoje acabar o 12º ano, é sinónimo de ter a qualificação suficiente para ser caixa de super-mercado ou motorista de taxi (sem querer desacreditar essas louváveis profissões, porque "tudo quanto é honesto é bom" como dizia o meu pai). Agora a realidade das coisas, essa é que não pode continuar a ser escamoteada!
2 comentários:
já para nao falar do lixo que as televisoes despejam para cima dos alunos do secundario, como aquela mania dos "morangos com açucar" que tentam ser pedagógicos mas sao extremamente irrealistas... e concordo, antes era alguma coisa na vida acabar o 9º ano, hoje em dia o 12º nao dá para (quase) nada, e os alunos sao cada vez mais preguiçosos, calões, rebeldes e vêem a ganhar uma mania de rebelião contra o sistema (que inclui os pais, professores e entidades superiores desta mesma gente) que não os favorece, mas enfim, eles parecem preocupar-se mais em serem aceites socialmente (passar uma boa hora e meia a fumar uma ganza com um grupo de falhados em vez de estarem na aula, tentar fornicar todas as adolescentes que conseguirem mas de modo a que nao apanhem SIDA, senão aí a vida deles acabava pois tinham feito uma "verdadeira" asneira... coitados) e centrarem a sua vidinha especial em problemas que eles próprios inventam para escaparem á obrigaçao (sim, é mesmo e deve ser uma obrigação acabar o secundario!) de irem ás aulas, dando cabo das suas vidas de mais maneiras do que eles pensam, cada um com a sua "justificação", só para não aprenderem (sim, porque há quem ache que sabe tudo, e nunca aceita que está mesmo a aprender algo de útil para a vida) ou ganharem cultura geral, que não faz e nunca fez mal a ninguém... resumindo, a esse bando de gente decrépita e rasca que tem a mania que nao gosta de ir ás aulas e chumba ano atrás de ano por pura imbecilidade e casmurrice, a esses, era metê-los a todos num saco e atirá-los para um país do terceiro mundo para eles viverem como gostam, a apanhar a comida do chão, sem higiene e tantas outras condições que essa gente mimada e egoísta toma por garantidas sem perceberem que, no fundo, o país deles seria assim se ninguém quisesse aprender e evoluir como pessoa...
Eu já passei pelo secundario e claro que detestava algumas disciplinas, alguns stores, e tudo o mais, mas cumpri com a minha obrigação e acabei o secundário porque quis, ninguem me obrigou. E se alguém vos obriga, acreditem, é para o vosso bem.
É visível que quando alguém tenta fazer algo, há sempre extremas resistências...
Gostaria de vos convidar a tentar analisar a situação do lado de fora... dos pais que trabalham e esperam que a escola complemente a sua educação...
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