quinta-feira, maio 31, 2007

Arte irreverente

Começa a destacar-se no mundo da arte uma nova estética que ira, com certeza, apaixonar multidões. Trata-se de uma técnica de pintura em relevo de nome tromp l'oeil que dá uma sensação incivelmente real de um espaço que realmente não existe (ilusão óptica).
Um pouco por todo o Mundo começa a ser adoptada pelos artistas para fins puramente estéticos, meramente artisticos ou fundamentalmente funcionais. Há os mais tradicionais, e os mais irreverentes, na minha opinião fantásticos. Esta técnica pode ser conseguida atráves de vários materiais mas o seu principal impulsionador, o inglês Julian Beever famoso em todo o Mundo pelos seus desenhos no passeio, recorre ao uso do giz tornando ainda mais fantástico o seu resultado. Devido ao material utilizado o seu trabalho é classificado como um sub-grupo do tromp l'oeil (ainda sem tradução) denominada chalk art (a arte do giz). Pórem esta variância está condicionada pela perspectiva, uma vez que a sua aparência tridimensional é apenas de um ângulo. Aqui vos deixo alguns exemplos apaixonantes:











E tudo isto apenas com giz!! Bastante impressionante não é? Para se deleitarem com mais algumas visitem o site oficial http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm
Mas muitos são os pintores que usam a técnica para fins funcionais e mais permanentes do que Beever. Apresento-vos também algumas obras de pintores desconhecidos:










Espero que tenham gostado deste pequena amostra artística!!

Sem comentários: