quarta-feira, maio 16, 2007

Perdão

Perdoar é teoricamente algo de bom, mas também de obrigatorio que desde crianças somos ensinados a fazer. E eu concordo é preciso aprender a perdoar os nossos amigos quando nos magoam ou os nossos pais ou seja quem for. E não o fazer torna-nos pessoas piores. Uma das frases pelas quais recordamos Jesus Cristo baseia-se exactamente no prdão "Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem". E uma daslições mais importantes que aprendi é que a vida e como uma fila de pessoas que viajam com mochilas as costas, então quando não soubermos aceitar ou perdoar o que vai na mochila de quem segue a nossa frente temos de nos lembrar que também nós temos uma mochila atrás.
Eu maioritariamente perdoo. Costumava se francamente orgulhoso mas foi algo que aprendi a corrigir. Mas, porque há sempre um mas, e se eu não conseguir perdoar? Se achar que o erro foi demasiado grave ou me magoou demais? Podem culpar-me? Pode alguém que agiu mal comigo culpar-me por não o perdoar? No fundo não fui eu que errei como posso ser culpabilizada?
Há casos que realmente não tem nem devem ter perdão: nenhum homem que espanca a mulher deve ser perdoado, nenhum pai que bate ou viola o filho deve ser perdoado.

Algumas vezes nem eu consigo perdoar coisas bem mais pequenas. Como é o caso de hoje. Hoje não estou pronta para perdoar ninguem, nem as pessoas que são mais importantes para mim. Não é que me orgulhe disso, eu sou simplesmente assim. Não sou perfeita, nem mais ou menos, sou só e simplesmente huamana.Não tenho paciência para moralismos, muito menos falsos, portanto não vos vou dizer para perdoarem sempre tudo. Só vos vou aconselhar a faze-lo porque sei que eu o devia fazer.

3 comentários:

Anónimo disse...

se ele gostar verdadeiramente de ti, se for realmente teu amigo vai esperar, vai esperar que o perdoes, não quando leres isto, nem daqui a 2, 3 semanas mas sim quando chegar o momento quando sentires a falta que ele te faz (se é que te faz) ai sim vais estar pronta para perdoar.
mas antes de não perdoares, de algum dia dizeres um não definitivo pensa, pensa que errar é humano (será errado errar?), pensa que tu própria podes já ter errado com essa pessoa(ou outra pessoa) e ela ter te perdoado.. (por a mochila do que vai atrás ser mais leve não significa que ande mais rápido).

Mariana Mar disse...

Muito obrigada pelo comentário!! São sempre bem vindos mas são os deste tipo, de alguem que se identifica e percebe o q escrevemos que me faz continuar

Anónimo disse...

eu entendo muito bem o que escreves e se pensar bem sinto que o sinto bem demais, almejo a hora em que tu digas que sentis te nem que seja um pouco saudade das minhas mensagens..
gosto do que escreves e como o escreves