Anteontem foi anunciado que a Austrália, talvez tenha sido afinal descoberta por portugueses e não por ingleses. Para mim não é nada de surpreendente. Afinal não foram os portugueses os descobridores de metade deste mundo e do outro!? Não foi no nosso espírito aventureiro que contagiou as outras nações europeias a partir em busca de um novo mundo, um mundo que muitos na altura pensavam não existir!?
O problema de Portugal, nunca foi a falta de espírito de iniciativa ou de coragem, foi sim a falta de meios humanos ou financeiros para realizar o que outros julgavam impossível! Está provado que os navegadores portugueses descobriram terras brasileiras antes de 1500, e só não as reclamaram por falta de meios humanos para as povoar; logo não me estranha nada, antes pelo contrário, que uma terra tão longínqua como a Austrália tenha sido pisada pela primeira vez, por ocidentais, por portugueses. O mundo foi nosso, e ninguém se iluda do contrário, foi dos portugueses…
Quem me dera partir agora. Partir como os primeiros. Partir à aventura! Superar aquilo que já tinha sido ultrapassado, viver aquilo que nunca fora vivido. Longe daqui, onde todo o esforço é anulado, longe daquilo que me faz sentir preso e agarrado àquilo que foi e já não tem razão de ser, àquilo que tem de mudar e não se conforma com tudo o que em nós tem de morrer… partir! Descobrir! Conquistar! Aquilo que foi nosso, e não o deveria ter deixado de o ser, aquilo que foi nosso e sem nós não tinha razão de ser!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário