Outro dia estava a passar por um site desportivo qual não é o meu espanto quando vejo uma notíca que fazia referência a um míudo colombiano de apenas 5 anos, Juan David, que já foi sondado, entre outros clubes, pelo Barçelona, Ajax e River Plate.
Este míudo é tal como muitos outros da sua idade, de origem humilde tendo nascido no bairro de Barranquilla e ao que parece começou logo a deslumbrar aos 3 anos, quando ainda mal falava.
A todos os que quiserem comprovar esta notícia vão a este link: http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=12384 e vejam por vocês prórprios.
Apesar das inequívocas qualidades deste míudo a sua história pode tornar-se igual á de tantos outros, que por não terem quem lhes assegure um crescimento estável, com os pés assentes na terra acabam por perder- se ainda sem chegarem aos 20 anos. E os que por esta idade passam é lhes difícil chegar mais longe, pois têm todo um mundo que os pressiona a serem os melhores, pois sempre foram vistos como sendo os melhores, uma nova promessa, o novo maradona e acontece que acabam por desiludir e são escorraçados para um qualquer clube secundário.
Estes míudos são contratados bastante cedo pelos grandes clubes europeus e não são raras as vezes que ficam pelo caminho, por falta de adaptção devido ás mais variadas situações, como as saudades da família, a não integração no clube, ou a lenta adaptação ao estilo de futebol praticado nesse clube.
Para um jogador conseguir passar por isso é necessário ter muito apoio familiar, do empresário, do clube e são raros os jogadores reunir estas condições e manter a fasquia alta.
São estes jogadores, os que mantêm as expectativas elevadas que acabam por se tornar nos melhores do mundo. Temos por exemplo os casos de Andersson (o novo Ronaldinho), Ronaldo, Messi, entre outros.
Para além destes há também os que começam por baixo chegando ao patamar mais alto do futebol mundial como os casos de Deco(rejeitado pelo Benfica e integrado no Alverca) ou Ronaldinho (começou no PSG, um clube relativamente modesto) ou Cristiano Ronaldo.
Por alguma razão estes jogadores são considerados dos melhores do mundo; porque conseguiram sempre superar as adversidades e sempre lidaram (relativamente) bem com a pressão.
Porém acontece que ela nunca chegou tão cedo como chega agora a este jovem de apenas 5 anos!
O futebol está cheio de cados de jovens que acabam por se perder aí em qualquer esquina do sub- mundo.
Espero que para bem do futebol Juan David seja mais um caso de sucesso, e tenha sempre ao pé de si uma estrutura estável que lhe permita tomar as melhores decisões para a sua carreira, não defraudando as expectivas postas em si e chegando quiçá a melhor do mundo.
Que Juan David seja um bom e não um mau exemplo do que se deve fazer e as quais as condições necessárias para chegar onde chegou.
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário