quarta-feira, janeiro 10, 2007

Ousar ser diferente


Num mundo a mil a hora em que tudo tem de estar de acordo com os padrões, ser diferente pode ser um delito e quem ousa faze-lo julgado da maneira mais cruel porém, dependendo da diferença, pode também ser encarado como um sinal de personalidade.
Desde sempre o Homem tentou marcar a diferença enquanto indivíduo mas ser diferente é uma nova tendência consequente de um mundo padronizado.
Tudo à nossa volta é definido por padrões: o que comer, o que vestir, como parecer, o que dizer, o que ouvir, onde ir, que musicas ouvir, como os nossos amigos devem ser e parecer, que programas ver, que carro ter,..
Talvez o que nós queiramos não seja ser diferente mas ser diferente do que querem que sejamos e iguais a nós mesmos; o que me parece ter bastante sentido e legitimidade. Então porque é que criticamos e até rejeitamos aqueles que não se adequam nos padrões estereotipados? Seguindo a linha de pensamento da Dove porque é que uma mulher volumosa não pode ser charmosa? E uma com sardas cheia de pinta? Porque é que deixamos que os critérios de outros decidam o que para nós é giro ou feio? Porque é que os ouvimos? Porque temos nós medo da opinião dos outros?
Por essa importância que damos a opinião dos outros todos os dias morrem pessoas pelo Mundo; pessoas com a obsessão de seguir os padrões de beleza como os casos das raparigas que sofrem de anorexia ou bulimia, dos que seguem a sua massa de amigos drogados até que tentam deixar a droga mas acabam tão pressionados e sem coragem de dizer não que caem nas suas teias mais uma vez
Para mim cada mulher tem a sua beleza, interior ou exterior, se todas tivessem dispostas a pagar cabeleireiros, manicures, ginásio ficavam muito bonitas pelos padrões mas elas já são bonitas a sua maneira; para mim não é vergonha dizer a um grupo de amigos fumadores, que não obrigada não fumo; eu respeito os que tem a coragem de ser diferentes, que recusam o que os outros defendem sem argumentos mesmo que não goste do aspecto em que são diferentes, porque tem a coragem que a muitos falta (até demais) de exprimir a sua opinião, algo tão normal, por medo de não ser aceite.
Pois eu acho que basta, basta de serem os outros a decidir por nós! Ousem ser diferentes, ter o vosso estilo, a vossa beleza, a vossa opinião seja ela qual for, por mais diferente do que se espera: imponham-se, participem! Vamos deixar de ser uma sociedade de massas e passar a respeitar as opiniões de todos e cada um e dar também a nossa.

E porque não sou a única a pensar assim:

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão este post. Há muita falta de coragem hoje em dia. Coragem de ser diferente, coragem de expressar uma opinião original, coragem de defender valores, coragem de ir contra o que nos impingem como "modernidade" ou "actualidade"...
A beleza tem tantas manifestações, e tantas vezes nos passa diante dos olhos sem que a vejamos, espectacular e esmagadora, tal como ela é. A vida é bela e o mundo maravilhoso... não aquilo que nos dizem que é bonito mas também aquilo que os outros julgam feio, e que na realidade visto sobre outro prisma ou com mais atenção se revela sublime.
Claro que você, sob qualquer prisma ou ponto de vista é lindissíma...

Anónimo disse...

Esperamos ansiosamente por um novo post teu...sempre muito bem escrito e com muita profundidade e sensibilidade.