terça-feira, janeiro 23, 2007

Uma Questão de Civilização


Apesar de todos os textos de muitíssima qualidade existentes neste blog sobre a temática do aborto acho que só tínhamos a ganhar se publicasse- mos este texto de D- José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Este texto fala do aborto e tudo o que esta questão envolve; ele não podia expressar melhor a minha opinião sobre este assunto, está muito bem escrito e perceptível, aconselho vivamente a sua leitura:

1- O facto de a Igreja Católica ser contra o aborto voluntário em todas as circunstâncias, e devido á influência da doutrina da Igreja na definição dos parâmetros de moralidade, leva a opinião pública a considerar que esta disputa entre o “sim” e o “não é um confronto entre a Igreja Católica e o resto da sociedade, a esta perspectiva dicotómica não escapam mesmo alguns defensores do “não”. Ora não me parece que esta seja a maneira mais correcta de situar o problema. Uma lei que permite a destruição da vida intra- uterina vai contra valores chave da nossa civilização. A defesa e a protecção da vida são um valor fundamental na estrutura de uma sociedade justa., onde o valor da vida humana é o principal fundamento da dimensão ética que deve inspirar toda a convivência em sociedade. Milénios de história e de evolução cultural, em que as religiões exercem um papel significativo, levaram a humanidade a reconhecer, de forma progressiva, valores universais humanos, que não se impõem á sociedade por serem religiosos, mas por serem dados adquiridos da evolução cultural, na qual as religiões exercem a sua influência específica.
O judeo- cristianismo, logo no decálogo da lei de Moisés, confirmou estes valores universais. No que á vida diz respeito, exprimiu esse valor cultural no preceito “não matarás”. No cristianismo, este 5º mandamento da Lei de Deus, aprofunda- se com a exigência do amor fraterno. Esse é o principal mandamento da Lei: o amor de todo o seu semelhante(...)Na moral católica, o valor universal do respeito pela vida, ganha a beleza e a exigência da caridade.
Uma lei que permita a destruição da vida humana é um atropelo de civilização, sinal de desvio preocupante no conjunto de valores éticos que são a base das sociedades humanistas, tão arduamente construídas ao longo dos séculos. Os autores e defensores da proposta legislativa que vai ser referendada em 11 de dezembro próximo, encontram justificação para esta possível deriva cultural na possível duvida sobre o momento em que começa a vida humana no seio materno. É uma dúvida chocante, no actual estado dos conhecimentos científicos sobre a vida intra-uterina

2- Neste quadro civilizacional, defender o aborto voluntário significa uma de duas atitudes: ou se dúvida acerca do momento em que começa a vida humana, ou se tem uma atitude desrespeito pela vida.
A questão do momento em que começa a vida humana é também ela uma atitude cultural. Na própria história do pensamento cristã, essa questão pôs- se. Alguns autores escolásticos, numa perspectiva dualista da união da alma e do corpo defenderam- se que a infusão da alma se dava numa determinada etapa da evolução do feto. E nessa visão antropológica, só depois de infusão da alma se podia falar da vida humana. Semelhante a essa é, ainda hoje, a evolução muçulmana da evolução do feto.
Essa questão foi completamente ultrapassada pela Teologia e pelo Magistério. A alma está presente desde o primeiro momento do corpo e exprime- se nele através dele. A alma não habita o corpo, anima- o e humaniza. Será que os defensores de aborto são “escolásticos”, do ponto de vista antropológico? Não deixa de ser curioso!
Mas a palavra esclarecedora sobre esta questão é nos dada pela ciência. A partir, do embrião todas a especificidade de cada ser humano está definida. É possível identificar, desde logo, o código genético e as etapas do crescimento estão caracterizadas. É uma vida humana, desde o início. Apoiar- se no carácter incompleto de cada etapa do crescimento, para justificar esse crescimento, é incongruente. O homem é sempre um ser em construção e nenhuma imperfeição na realização de toda a sua potencialidade pode justificar a sua exclusão.


3- A atitude de desrespeito está, infelizmente, muito espalhada na sociedade. A violência, a exclusão, o assassinato indiscriminado, a própria pena de morte. Esta é uma luta em que a humanidade não pode esmorecer, pela defesa da dignidade e dos direitos fundamentais de todo o ser humano, o primeiro dos quais é o direito a viver e a ser protegido pela Lei. Passa pela educação, pelas leis justas e pela visão do Homem e da sociedade que devem inspirar uma sociedade justa.
Este é, de facto, uma questão de cultura e de civilização, donde, a partir do respeito pela vida, deve emergir o sentido da grandeza da maternidade

3 comentários:

Anónimo disse...

Em minha opinião todos acreditamos nesses valores defendidos universalmente mas no que toca ao aborto nao me parece que essa seja a questão essencial.
A questao essencial para mim sao varios argumentos que ate hoje nenhum defensor do "nao" me conseguiu refutar. Vou passar a enumerar:
Primeiro porque razao é que temos nos portugueses de ser arrogantes ao ponto de nos acharmos superiores aos outros paises todos da europa e para pensarmos que sabemos investigar melhor as consequencias morais e socias do aborto que 450 milhoes de europeus?
Segundo e por ultimo para nao tar a ser muito extenso porque é que haveremos de prender uma mulher que quiz abortar se nos nao podemos saber realmente o que a fez optar por isso porque de certeza que nao existe muitas mulheres dispostas a quererem abortar ainda por cima clandestinamente.

Mariana Mar disse...

Como sou contra não me importo de dar a resposta que mais ninguem deu:
Primeiro porque gaças a Deus temos consciência critica e apesar de sermos pequenos temos a msma dignidade de qualquer outro país para realizar estudos se assim entendermos uma vez que não temos necessidade de seguir cegamente ninguem.
Segundo porque não é so a vida dela que está em questão. Pela mesma linha de pensamento não poderiamos prender um provado assassino porque para ele as suas razões sao legitimas e porque o podia ter feito de uma maneira mais cuidadosa que não se viesse a descobrir.

Salvador da Cunha disse...

Muito me alegro em ver o teu comentário, pois já muito que o esperava. Mas vamos ao que interessa:
A questão do aborto começa quando há uma total falta de respeito pela vida humana, um egoísmo brutal sem comparação. A vida começa desde o momento em que existe fedundação. Não é por a maior parte dos países europeus ter lagalizado o aborto que esta decisão estará correcta. Legaliza- lo é o mesmo que legalizar um homicídio, o feto pode não ter sentidos, consciência e ser totalmente dependente da mãe, mas continua a ser uma vida humana.
Ao legalizar- mos o aborto como deves calcular passarão a existir mais mulheres a abortar, pois iram usa- lo como um método contraceptivo, o facto de não correrem o risco de ser condanadas por tal acto (que até aqui funcionava como um dissuador), deixará de existir e também porque abortar será bastante mais simples, visto que já se pode fazer de uma maneira menos obscura.
No que respeita á arrogância dos portugueses, não concordo contigo, pois se esta lei até aqui não foi aprovada é porque houve o bom senso (ou abstenção) sufeciente para que assim o seja.
Respondendo á tua segunda e última questão queria dizer que é perfeitamente perceptivel as razões que fazem uma mulher querer abortar. Existem bastantes como sabes (vítima de violação, mal formação do feto, que a gravidez represente um risco de vida para a mãe, egoísmo, probreza, falta de apoio por parte do pai e da família, ou obrigação de alguém, só para enumerar algumas), mas sabes também que a lei já prevê que por 3 delas ninguém seja levada a julgamento.
Acredito que nenhuma mulher faz um aborto de forma leviana e insensível, pois todos nós temos um lado humano, mas o egoísmo prevalece quase sempre.
Quanto á 2ª questão a minha opinião coincide com a da Mariana


Salvador da Cunha